quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Médicos

Fico pasma com a forma que somos tratados por alguns médicos. Aquele distanciamento, a falta de interação com o paciente. Principalmente com nós mulheres. Dias atrás fui em uma consulta com um médico ginecologista do qual ainda não conhecia, a primeira pergunta que ele me fez foi: "Qual o motivo da sua consulta?" Expliquei a ele que acabei tendo que buscar um novo profissional por determinados motivos e que estava tendo dificuldade para encontrar alguém que pudesse desenvolver um vínculo e que gostaria de fazer um checkup completo, ver se esta tudo bem. E para a minha surpresa, ou não, o médico fez as perguntas básicas que remetiam aos meus hábitos, histórico familiar, aquelas perguntas padrões que encontramos em qualquer questionário básico de entrevistas de pacientes. Depois disso pediu para ir para a sala ao lado para realizar os exames e coleta de material. 10 minutos! Esse foi o tempo total da consulta! Saí do consultório com várias guias de exames e com a recomendação de voltar para levar os resultados. Como assim? E aquela parte que ocorre a interação entre médico e paciente?? O que houve? Meu peso? Minha Altura? Pressão? Seus métodos de trabalho? O que mais me deixa indignada é constatar que é comum cada vez mais encontrarmos profissionais que atendem seus pacientes como mais um número em suas fichas. Não importa a profissão que você siga, se você é médico, dentista, cabeleireiro ou vendedor. Se você trabalha com pessoas, você trabalha com expectativas, com sonhos! Cada cliente é um! É preciso conhece-lo, encantá-lo, saber suas necessidades. O profissional que compreende este conceito e o segue conseguirá fidelizar o cliente para que este volte, do contrário será somente mais um número para o arquivo de clientes. Enquanto isso, cabe a nós clientes (pacientes) procurarmos e exigirmos profissionais qualificados. Perguntar quais são os métodos utilizados, formação, onde atuam, enfim questionar para que percebam que queremos e acima de tudo merecemos atenção e respeito, que somos pessoas acima de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário