terça-feira, 17 de novembro de 2015

Respeito x Higienização na Maquiagem

O seu maquiador respeita a sua saúde???




Você consegue pensar em alguma medida ou até mesmo uma pequena ação de preservação a sua segurança que o seu maquiador realize? Ele utiliza máscaras ou luvas? Já parou para pensar se ele higieniza adequadamente os pincéis que utiliza?

Algumas doenças, como clamídia, conjuntivite, herpes, gripe, fungos, micoses e hepatite B podem ser transmitidas através da maquiagem. A falta de higiene com os produtos/acessórios é uma das principais maneiras de propagar tais doenças.

O conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, é chamado de "Biossegurança" de acordo com o Ministério da Saúde.

Todos os materiais envolvidos no processo de maquiagem necessitam de uma adequada limpeza e desinfecção.

É de extrema importância tomar alguns cuidados antes de escolher um maquiador.


Certifique-se que o profissional utiliza espátulas ou pincéis de boca, assim como aplicadores de máscaras de cílios descartáveis. Observe se ele higieniza as mãos antes do atendimento ou se prefere utilizar luvas.

A Maquiadora Kátia Freire em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, desenvolveu uma pesquisa pioneira referente a metodologia de higienização compatível com as normas da biossegurança. O estudo teve testes realizados em imersão e borrifado. O resultado mostrou que os únicos métodos 100% eficientes tanto para fungos quanto para bactérias foram: álcool etílico 70% (borrifado) e água sanitária diluída em 10% (imersão). Entretanto, como a água sanitária pode danificar as cerdas dos pincéis e reduzir o tempo de vida útil dos mesmos, os pesquisadores indicam uma mistura eficaz na limpeza sem causar tantos danos nas cerdas dos pincéis: "lavagem com sabão antibactericida e álcool 70%.


Muitos profissionais utilizam sabão neutro, condicionador e/ou amaciantes para realizar a limpeza das cerdas dos pincéis de forma errônea, é extremamente perigoso, pois todos produtos oleosos auxiliam na fixação de bactérias e fungos.

Os cuidados com a Biossegurança são tão importantes quanto a qualidade dos produtos e técnicas utilizadas.

No estudo desenvolvido é possível verificar o passo a passo para se obter um pincel limpo e sem bactérias, são eles:

1. Molhar os pinceis na água e aplicar sabão antibactericida e esfregar bem. Enxaguar. Repetir o procedimento até que a espuma fique totalmente branca;
2. Esfregar o cabo com bucha e sabão;
3. Retirar o excesso de água com o auxilio de papel toalha ou higiênico e borrifar álcool 70%.
4. Colocar os pincéis sobre uma superfície limpa e de preferência em um local arejado e com luz solar para secar.

Dicas para profissionais:
- Para secar os pincéis de preferência por deixá-los levemente inclinados para baixo a fim de evitar que a umidade desça para o cabo;
- Não esqueça de higienizar o local de armazenamento dos pincéis;
- Higienizar a pele da cliente antes da maquiagem auxilia na redução de contaminação.


Cliente exija transparência, você merece respeito!

Referências:
http://www.portaleducacao.com.br
http://www.portaldamaquiagem.com.br
http://www.morguefile.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário